Comercial Financeiro/Juridíco

Comércio Varejista – Tendências 2022

Autor: Marketing ADM - SCVOR | Data: 14 de janeiro de 2022

Importante Destaque
Comércio Varejista – Tendências 2022

1.PIX é hoje pretinho básico

O Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, foi muito bem recebido pelos brasileiros, tanto no varejo físico quanto no on-line. Em um ano, o Pix acumulou 105,2 milhões de usuários pessoas físicas e 7,4 milhões entre pessoas jurídicas. De novembro de 2020 a novembro de 2021, foram registradas mais de 1,2 bilhão de transações. A tendência para 2022 é que isso ganhe ainda mais aderência da população. Os varejistas que não incluírem o Pix como meio de pagamento poderão perder vendas e clientes.

2.Omnichannel é um caminho sem volta

Vender por diversos canais (loja física, site e aplicativo), chamado de omnichannel (ou multicanalidade) é uma realidade que chegou para ficar, mas é preciso ir além. Segundo a pesquisa da Adyen, 71% das pessoas disseram que seriam mais leais a um varejista que lhes permitisse comprar on-line e fazer devolução na loja, por exemplo. Ou seja, os clientes querem uma experiência de compras ágil e sem barreiras. Isso é possível com a integração entre os ambientes digital e físico.

3.Integrar canais e dados facilita tudo

Enquanto o omnichannel oferece diversas possibilidades de jornada de compra (site, app, loja física), o comércio unificado (unified commerce) integra os dados gerados nesses canais. Assim, os consumidores têm seus dados centralizados em um único sistema, o que facilita eventuais trocas em loja de produtos adquiridos no e-commerce, e vice-versa. Com a tecnologia, os varejistas também conseguem aceitar pagamentos em diferentes canais, tomando decisões baseadas em dados.

4.Personalizar para fidelizar

Oferecer personalização e conveniência será o pulo do gato em 2022 para impulsionar a fidelização dos clientes. Nesse sentido, tecnologias de pagamentos que permitem obter informações sobre os clientes são grandes aliadas. Mas é importante que todos os dados de pagamentos sejam coletados em um só lugar, para que fique fácil cruzar informações e tirar dali dicas valiosas. Por isso, uma plataforma de pagamentos unificada será a chave para alcançar uma visão total do cliente.

5.As compras estão em todo lugar

O chamado comércio social crescerá à medida que on-line e off-line se misturem cada vez mais. Comprar deixou de ser uma atividade fragmentada e se tornou algo intuitivo, que conseguimos fazer até de forma mais passiva. Em nenhum lugar isso é mais aparente do que nas redes sociais, em que, graças ao desenvolvimento das ferramentas comerciais, cada feed de notícias no Facebook e Instagram é agora um canal de vendas. A tecnologia de pagamentos terá um papel fundamental ao possibilitar essas experiências fáceis para usuários B2B (para empresas) e B2C (consumidor final).

Fonte : https://valorinveste.globo.com/produtos/servicos-financeiros/noticia/2022/01/05/conheca-6-tendencias-de-pagamento-no-varejo-para-2022.ghtml

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