Comercial Financeiro/Juridíco

Sindicato Patronal

Entenda para que serve um sindicato patronal e por que ele é importante.

O ditado “ A União faz a força” vale para muitos aspectos da vida inclusive para defender interesses de um segmento do mercado, no nosso caso o setor de comércio varejista de Osasco e Região.

A partir do momento que uma empresa opta por se filiar a um sindicato patronal ela garante sua representatividade de acordo com os interesses de seu negócio. 

Portanto, um Sindicato Patronal ou de empregadores, é a entidade que busca fortalecer o setor econômico de interesse por meio de fornecedores e parceiros, criando condições favoráveis para uma cadeia produtiva manter-se operante.

Entre os objetivos deste tipo de entidade estão a busca de benefícios para seus contribuintes, capacitação profissional, manutenção de informações sobre o setor, mantendo seus afiliados sempre atualizados, busca por parcerias, ações judiciais coletivas, representação nacional e internacional, como em missões profissionais, entre outros. 

Vale lembrar que um Sindicato Patronal também é responsável pelas ações de negociação das convenções coletivas de trabalho do setor, são eles que participam das reuniões e embates de negociação de salários e benefícios trabalhistas.

O Sindicato patronal também facilita ações judiciais que visem benefícios fiscais e tributários para todas as empresas da categoria econômica que representa. É ele que faz propostas de projetos de leis ao legislativo, discute com toda a categoria quais são as dificuldades de qualificação de mão de obra e mudanças econômicas.

Por que estimular a participação no sindicato patronal?

Para que ambas as partes: empregadoras (sindicato patronal) e empregados (sindicato laboral), tenham seus interesses representados de maneira honesta, e possam dialogar de modo que todos façam a sua parte, para o pleno desenvolvimento da empresa. 

Se sua empresa for do comércio varejista de Osasco e Região, entre em contato com a gente, que teremos enorme prazer em te orientar.